Sem estresse: pesquisa estuda efeitos da música durante tratamento dentário

Postado por Marketing
jul 17, 2018
Odontologia avançada

Se ficar na cadeira do dentista costuma ser um tormento para você, um estudo originado de uma parceria entre a Universidade Estadual de São Paulo (Unesp/Marília), Faculdade de Juazeiro do Norte (CE), Faculdade de Medicina do ABC (SP) e Oxford Brookes University (Inglaterra) pode ser um alento. Isso porque os pesquisadores descobriram que ouvir música na hora do tratamento aliviou os efeitos estressantes do procedimento dentário sobre o coração.

Os estudos, publicados na revista Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, analisou os efeitos da música durante tratamento de canal, que consiste na retirada da polpa do dente, tecido encontrado em sua parte interna e que, quando está com problemas, causa muitas dores no paciente.

Foram analisados 50 pessoas (25 homens e 25 mulheres, entre 18 e 40 anos) com pulpite irreversível e necrose pulpar dos dentes da frente superiores e submetidas a tratamento dentário.

Durante a análise, foi investigada a concentração de um hormônio relacionado ao hormônio cortisol (que mede o estresse) por meio da saliva, além da atividade do coração através de um método específico denominado de variabilidade da frequência cardíaca.

TUDO TRANQUILO

Os resultados mostraram que a música não influenciou os níveis de cortisol durante o tratamento de canal. Entretanto, quando os voluntários ouviram a canção, percebeu-se que a atividade do coração sofreu menor sobrecarga, indicando que ela aliviou os efeitos estressantes do procedimento dentário sobre o coração.

Fonte: Associação Brasileira de Odontologia

Telefone

98​ ​3235-8626​
98 ​98899-7682

Endereço

Rua dos Timbós, 28​ ​· Renascença​ ​· São Luís/MA​ ​· CEP 65075-410

Funcionamento

segunda-sexta: 8h às 18h
sábado: 8h às 12h
Postagens relacionadas
Volte a sorrir com iTero®

Volte a sorrir com iTero®

O iTero® Intraoral Element Scanner leva imagens digitais para o próximo nível. Sua tecnologia de imagem confocal paralela usa escaneamento óptico e laser para alcançar alta precisão e exatidão sem poeira ou COMPLICATED HOVERING. É por isso que os scanners iTero foram...

Como escolher o melhor tipo de clareamento dental

Como escolher o melhor tipo de clareamento dental

Se você está pensando em fazer clareamento dental, é importante saber o que levar em consideração na escolha do tipo. Você está satisfeito com seu sorriso? Ter os dentes brancos, como dos comerciais e artistas de televisão é um sonho. Mas com o clareamento dental é...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *